• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Rabobank auxilia players da Ásia e exportadores brasileiros de commodities a estreitar os laços comerciais


Segunda-feira, 2 de setembro de 2013 - 08h56

Cingapura é reconhecida como um "hub" importante para commodities agrícolas, metálicas, petróleo e seus derivados. De acordo com o Rabobank, um grande número de empresas reconhece a necessidade de construir bases de atuação de forma a melhor apoiar suas iniciativas comerciais naquela região.


Tendo isso em vista, na última quinta-feira, dia 22 de agosto, o Rabobank, através de seu departamento de "Trade & Commodity Finance" e a International Enterprise (IES) Singapore, agência de fomento econômico do governo de Cingapura, promoveram um encontro para discutir e trocar experiências sobre os setores de grãos e açúcar e etanol e as oportunidades de negócios com o sudeste asiático. "O objetivo do evento foi estreitar os laços entre players da Ásia e exportadores brasileiros de commodities, facilitando o comércio internacional", afirma Oswaldo Junqueira Franco, responsável pelo departamento de Trade & Commodity Finance do Rabobank Brasil. A agência apoia empresas de Cingapura que queiram investir no exterior e investidores externos que queiram investir no país asiático.


Para Guilherme Melo, analista sênior do departamento de Pesquisa e Análise Setorial Rabobank, a região é um mercado em expansão para o exportador brasileiro de grãos. "Há um aumento esperado na demanda por soja e milho no sudeste asiático e o Brasil possui condições para satisfazer grande parte dessa necessidade".


Outro setor de interesse para investidores asiáticos é o açúcar e etanol, em vista de que o principal vetor de crescimento do consumo mundial de açúcar nos próximos anos deve vir dos países do Sudeste Asiático, além de potenciais oportunidades no mercado de etanol. Rafael Barbosa, analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do banco, destaca a evolução do setor sucroenergético. "Nos últimos anos podemos observar várias mudanças no setor produtivo Brasileiro, dentre as quais novas áreas de produção, aumento da mecanização, e consolidação com investimento estrangeiro. Fatores que têm trazido desafios, mas que no longo prazo devem se mostrar benéficos para o setor, reforçando a posição Brasileira de protagonista nas exportações de açúcar para a região."


Para o Rabobank, apoiar essas iniciativas é muito importante, tanto que o departamento de Trade & Commodity Finance no Brasil é a unidade de negócios responsável pelo relacionamento com os clientes corporativos atuantes no comércio internacional, em mercados emergentes e países desenvolvidos, com o objetivo de facilitar o comércio internacional. "Somos o centro de competência do Rabobank International para financiamento ao comércio exterior e de fluxos de commodities.


Nosso objetivo estratégico é posicionar o Rabobank como um dos 10 principais bancos de commodities globais", complementa Oswaldo.


Fonte: Rabobank. 30 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja